quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Parceria entre a economia e a logística internacional

Por Carlos Araújo

A revista Isto É Dinheiro desta semana traz um assunto muito interessante: os benefícios do crescimento da economia para o setor logístico.

Segundo o presidente da Centronave, entidade que reúne 30 empresas de navegação, com o aquecimento da demanda global por produtos, será preciso o Brasil investir R$ 43 bilhões no setor portuário. Se isto não acontecer, teremos um verdadeiro apagão logístico nos próximos anos e parte da nossa competitividade será reduzida a pó.

Até aí, nada novo. A novidade é que o Brasil conseguiu a terceira chancela do grau de investimento, dado pelas três maiores agências classificadores de riscos. A última aprovação, da Moody’s, já começou a trazer resultados siginifcativos.

O fundo soberano chinês, China Investiment, que possui US$ 200 bilhões em caixa, quer investir US$ 300 milhões em cotas de hdedge funds brasileiro. E o fundo soberano de Cingapura, o GIC, quer investir em infraestrutura no Brasil. Uma ótima notícia para empresas do setor logístico.

O GIC tem US$ 280 bilhões em caixa.

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