segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O salário é alto, mas as exigências também

Se você ficou animado com as oportunidades de carreira e salários acima da média, saiba que o profissional de logística precisa ter conhecimentos específicos e atualizados para especializar-se neste mercado.
O perfil esperado é de um profissional com curso superior em Ciências Exatas -Estatística, Economia ou Engenharia-; que tenha conhecimentos de técnicas de planejamento e otimização; conheça o básico de Logística e as ferramentas matemáticas utilizadas e ainda um profundo conhecimento em Tecnologia da Informação. "Sem TI, hoje, o profissional de logística não faz absolutamente nada", afirma Arnaldo Vallim Filho, professor de Pós-Graduação em Logística da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutor em Logística pela USP.
"É importante ainda ser fluente em inglês, português e espanhol e ter habilidade para trabalhar com pessoas; ter uma visão genérica sobre custos e vendas e muita criatividade", completa Alexandre Rocha, da ASLOG. Mas por que criatividade? - você pode se perguntar. Ele diz que é necessário ser muito criativo porque logística, como as outras áreas, não possui uma receita de bolo, há muitos pontos que interferem uma operação logística, que diferem de setor para setor.
Além disso, o stress e a pressão por resultados nesta área é muito grande e as coisas acontecem muito rapidamente. Você vai precisar administrar esse stress e saber separar a vida profissional da pessoal. "Trabalho em média 14 horas por dia, mas gosto de preservar os finais de semana. Só abro exceção em ocasiões muito especiais, quando não dá para esperar pela segunda-feira", conta Felício Fajolli, da DHL.
Mas, infelizmente, esse profissional completo ainda é minoria nas organizações. Como o investimento na área é muito recente -a logística tem 10 anos de vida no Brasil apenas- não houve tempo hábil para formar os especialistas e tampouco havia cursos específicos na área. "A grande maioria dos profissionais não teve tempo de buscar uma especialização. Tem muita gente sem formação adequada, e a demanda por profissionais que tenham esse perfil é muito grande", avisa Vallim.
Os entraves para o crescimento
Mas, se há investimentos, empresas de ponta e demanda para novos profissionais, o que falta para a logística crescer ainda mais no Brasil?
De acordo com os especialistas ouvidos pelo Empregos.com.br, o Governo precisa investir em formas alternativas de transporte, como a reestruturação da malha ferroviária. Também é fundamental a modernização dos portos e a liberação de verbas para as estradas -seja a construção de novas vias ou a recuperação das antigas e deficientes rodovias.
O professor do Mackenzie alerta: "Os investimentos em logística estão chegando no limite. Temos um impasse: cresce a produção, mas não tem como estocar os produtos. Outro problema é a condição lamentável das estradas e da frota de caminhões, cuja idade média é de 18 anos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário